Imagem capa - Ensaio de Debutante - Brilho nos Olhos por Marcelo Cortez - Fotografia
Ensaios

Ensaio de Debutante - Brilho nos Olhos

Mais um trabalho finalizado. Mas sabe como tudo começa? Vou relatar aqui o início do processo. Como chego no conceito do ensaio.

Para mim o que importa na fotografia é que as lembranças sejam verdadeiras e signifiquem algo para os retratados. Na minha concepção de nada adianta produzir uma pessoa para um ensaio fotográfico se ela não estiver a vontade. Por isso gosto de ter uma reunião rápida com meus retratados para definir o conceito das fotos. Quero que eles vejam as fotos e se reconheçam ali.

Seja online ou pessoalmente quero conhecer a pessoa e juntos pensarmos em algo que combine com ela.

E não foi diferente para o ensaio da Lara. Uma linda menina de 15 anos cuja a família gostaria muito de ter uma lembrança marcante dessa época tão especial. Chegando na casa da família comecei a entrevista para conhecer um pouco mais da Lara.

Eles já tinham uma ideia em fazer as fotos da debutante no Jardim Botânico pois ela, quando criança, havia visitado bastante o parque e existia ali uma "memória afetiva".  Mas ainda pairava certa dúvida, principalmente quando perguntei a respeito do que a Lara gostava de fazer, entre outras coisas típicas de jovens de 15 anos, tais como cinema e sair com as amigas, ela gosta muito de literatura.

Daí lembrei que naquela semana havia visto algumas fotos de uma debutante no Real Gabinete Português de Leitura (Bingo!).

Quando expressei minha ideia os olhos da Lara brilharam. Eu e a mãe dela nos olhamos e logo vimos que essa ideia foi a que deixou a Lara mais animada ainda para fazer as fotos.

É muito importante para mim ter algum contato com meus fotografados pois assim podemos desenvolver uma certa afinidade que fará com que a experiência do dia do ensaio seja proveitosa e super legal além de poder captar alguma ideia que nem o fotografado possa ter imaginado como foi o caso da Lara.

E você? Onde gostaria de fazer fotos incríveis?





















Make: Monique Moura

Produção de Moda: Amanda Vitoriano